domingo, março 18, 2007

A cura do sofrimento


Evitar a dor e buscar o prazer parece ser a quintessência do comportamento humano, isto é, saímos em fuga daquilo que é causa do sofrimento na ordem de razão inversa em que ansiamos o que possa ofertar satisfação.

Ocorre que paradoxalmente a nível sensorial não existe diferença entre um estímulo que atinge em cheio nossos sentidos como fonte de gozo ou em outro extremo de sofrimento atroz, o que em outros termos significa dizer que uma experiência é tida como dolorosa ou prazerosa segundo como interpreta cada um aquelas sensações !!

Veja que curioso : Aquilo que entendemos como sendo sofrimento que constituiu o fiel da balança para definir se o que nos fazem é doloroso ou não, ou seja , aquele que figura como agente responsável por aquela ação pode transfigurar de carrasco para amante num simples variar da percepção que temos a respeito da pessoa .

Evidente existe todo um tecido social ao nosso redor que surge para moldar nossas percepções em certa direção de modo que por convenção do senso comum coletivamente entendemos que este e aquela atitude constitui num juízo de valor como sendo crueldade, brutalidade, violência e assim por diante. Se na verdade no intimo concordamos com tal avaliação estabelecida pela sociedade é uma outra conversa .

Sim, porque as amarras que nos prendem as convenções sociais não tem um controle absoluto sobre nós e prol da verdade mesmo digo que sobrevivem intactas mais pelo tácito consentimento em não enfrenta-las do que em virtude de seu suposto poder .

Creia-me assim que tabus, leis, dogmas e tudo mais vindo no ´´pacote ´´ em decorrência de viver em sociedade está aí intacto , firme e forte em pé pelo simples e corriqueiro fato de que em alguma medida aceitamos de bom grado estas limitações . Nem diria que é conformismo, mas uma questão de conveniência plácida e mesmo até de preguiça mental do que qualquer outra coisa.

Deste modo, reflita : O que te faz sofrer? Pare antes de chegar a qualquer conclusão e tenha em mente de que você determinou ao fundo de sua mente que aquilo fosse doloroso ou em extremo a sociedade definiu que devesse sofrer naquela circunstância. Nada te obriga que no lugar não seja tudo ao final uma experiência bem prazerosa ou seja algo sem maior importancia . Você é quem decide.....

4 Comments:

Blogger Unknown said...

SERÁ QUE MEU SOFRIMENTO TEM CURA? O SOFRIMENTO DA ALMA, QUE ME MATA A CADA MINUTO.

12:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem dito!

O inferno e o castigo eh a gente que cria.

;)
Grazzi

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje em dia com a internet é possível ter uma vida virtual.
Essa vida ajuda na alienação ou ajudar num possível discernimento dos dias atuais.

2:49 PM  
Blogger Unknown said...

Verdadeess !!!

3:46 PM  

Postar um comentário

<< Home

WebPost Contador!