sábado, março 10, 2007

O animal humano


Grazzi pergunta : Mefisto,Gostaria de saber se você compartilha da mesma idéia de que o ser humano mesmo praticando a caridade está pensando em primeiro lugar em si mesmo, no seu bem estar, que age sempre egoisticamente embora, isto fique no subconsciente, ele busca obter a satisfação interior e ter o controle, o poder sobre outrem? Mefisto com olhar vago no vazio, contemplativo que só ele, sem dar aviso prévio desanda a falar.

Em verdade o ato considerado mais nobre e altivo que possa ser imaginado de ser comitido por um ser humano em favor do outro não está isento de depois de uma análise mais profunda de que ao final a pessoa esteja agindo de maneira a cumprir seus próprios interesses. Agora não sejamos apressados na conclusão de considerar por efeito de que todo ser humano é egoísta por natureza, pois a questão das coisas serem assim é mais complexa que se pode supor.

Diria que tudo torna-se mais complicado pelo fato que culturalmente existe algo chamado de ´´especismo´´ onde o ser humano coloca-se acima do reino natural e como uma criatura de alguma maneira diferente dos demais seres vivos do planeta em que vive. Ocorre que por mais de que esta crença ´´especista´´seja difundida não altera o fato inquestionável de que está longe de ser uma verdade, isto é, o ser humano é apenas um animal que em seu comportamento responde a imperativo de sua contigência biológica.

Assim, a realidade mais intrinseca por detrás de cada atitude humana está situada no plano de sua biologia e das necessidade atávicas que são colocadas para nós no sentido de cumprir dois requisitos básicos a saber auto-preservação e perpetuação da espécie.

Deste modo, onde eu escrevi dizendo que estamos tentando cumprir nossos interesses seria melhor dizer que estamos respondendo aos reclames disfarçados de nossa biologia em prol da auto-preservação e perpetuação da espécie.

Vão achar alguns que seria um reducionismo , onde estou grosseiramente simplificando toda a complexidade comportamental humana em torno dela fazer cumprir determinações instintivas só que é uma verdade cabal de que por mais civilizados, instruidos e bem polidos sejamos não altera o fato de que tudo não passa de um mero verniz de tênue consistência que facilmente se decompõem diante de algum imperativo categórico oriundo de nossa biologia.

Sim, porque vencidos pelo reclame da fome, sede e tudo mais o ser humano fica reduzido aquilo que ele é , saber um ´´ primata sem pêlo´´ que está em desespero em busca de meios de sobreviver a toda aquelas mazelas. Pensar que pelo fato de estar bem mais bem ´´nutrido ´´ as coisas mudam é um crasso engano , apenas diria que no meio do caminho surge um engodo de auto-engano em que o ser humano sonha estar sendo algo mais que um animal selvagem em sua decisões quando na prática não é nada disso.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Brigada Mefisto!

Também acho q o ser humano no fundo eh um animal como qqr outro, apenas se iludiu achando que age racionalmente.

Bjs
Grazzi

6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home

WebPost Contador!