domingo, dezembro 31, 2006

Marionetes vivas



A leitora Grazzi indaga : ´Mefisto, gostaria de perguntar qual a sua opinião sobre a doença do século: a depressão ! A depressão que atinge milhares de pessoas que talvez caem neste estado justamente em busca dessa tal felicidade que a gente sabe muito bem que não existe. Você acha que algum dia o ser humano vai estar satisfeito com aquilo que ele tem ou é ?´ Mefisto coça o queixo, morde o lábio levemente e abre o verbo :


No caso a depressão tem pouco haver com propriamente o fato de sentir-se triste tal como o estado de euforia, o reverso da moeda, diz pouco a respeito a alegria. São estados crônicos da mente criados a sombra da bioquímica cerebral e a margem da sucessão do desenrolar dos eventos. - Assim, a depressão ocorre alheia a qualquer insensata busca humana pela felicidade, seja insatisfação com a vida, incormismo com o destino e etc.

É para se refletir, então, se a depressão assola milhares de pessoas pelo mundo afora é sinal que a Humanidade padece de uma espécie de pandemia silenciosa de origens desconhecidas que merecia melhor atenção por parte das autoridades responsáveis em cada país do planeta em elaborar políticas de saúde pública.

Agora, não há como negar que há um certo modismo em anunciar hoje em dia aos quatros cantos que se é ´depressivo´quanto tudo não passa de uma crise existencial mal resolvida ou em outro extremo necessidade velada de atenção por conta de carência afetiva.

Neste último caso melhor seria falar no lugar de depressão, mas sim de um cultivo doentio por parte de algumas pessoas de um sentimento neurótico de autocomiseração , onde terminam ficando sem alma, paixão , comprometimento, auto-estima e pior, sem direção. Mendingam por atenção e demonstrações de afeto alheio mesmo que seja no sentido de brutaliza-las, o que ocorre com frequencia face a posição submissa que assumem diante dos demais!!

Sim ao fundo isto tem haver com o motivo de não estar satisfeito com aquilo que tem ou é, só que não pára aí posto que este sentimento de inconformismo serviria como mola prolpusora para tomar alguma iniciativa que seja !! Não é o caso, vivem apáticos, sem pensamentos próprios e escravos !!!

Estas pessoas não são depressivas, faço questão de repetir. Por falta de termo melhor diria que elas são fracas !! Passam a vida INTEIRA dedicados no que fazem a atingir a excelência na mediocridade , cultivando um senso nojento de auto-piedade e fazendo o pessimismo o seu guia maior!!!

O grande problema é que o mundo está cheio de gente assim e uma nova forma de regime de escravidão é criado e mantido sem que se ninguém atente através de gente maliciosa que percebendo esta a fraqueza nos outros acaba os utilizando como fossem suas marionetes..

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Putz.........
eh exatamente isso que eu percebo das pessoas ao meu redor!
Sempre se vitimizando e fazendo os outros se sentirem culpados por coisas banais..... e ainda o pior: levando ao extremo de ser escravos de si mesmos e acorrentados por remédios ou outro tipo de droga para se sentirem bem e claro, nem sempre faz o efeito desejado.

Vão trabalhar! Vão ajudar o próximo!
Vcs vão ver como vão se sentir mais úteis e melhores pessoas!


bjim
Grazzi

4:46 PM  
Blogger Ioldanach said...

Exatamente Grazzi...... Perdem metade da vida lamentando do destino e a outra parte sofrendo. Tudo é um vale de lágrimas eterno!

4:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente,o mundo hj é assim...as pessoas se alimentam da necessidade de vitimização e pior,que esse tipo de gente só fala do seu pb,que estão doentes,q não têm ajuda,q foram abandonadas etc.
Particularmente,eu tenho prblemas reais na minha família e nunca me vitimei,como ser humano até me entristeço,mas passa rapidinho pq nem tenho tenho tempo nem cabeça desocupada pra me põr nessa situação.
Bom,relatando um caso desse tipo de "depressão".Na véspera do reveillon,uma amiga da minha mãe chegou em minha casa na hora em que eu e minha mãe estávamos de saída pra dar banho e almoço numa tia que está acamada.Bom,essa amiga começa a chorar pq o marido deixou dela por outra moça mais jovem há 1 ano e o seu cunhado fez a mesma coisa com a respectiva esposa.A criatura entra em prantos e toma um Tarja preta.Quase q eu pergunto:O q eu tenho a ver com isso?Vai procurar um psicanalista pq agora tem uma pessoa q realmente precisa de mim me esperando...A única coisa q disse é q era melhor ela ir pra casa e relaxar na banheira Jacuzzi q ex-marido colocou na suíte dela antes da separação.
Na boa,eu é que tinha q chorar!!!!!!

11:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bem, nenhuma pergunta me ve a mente, mas, algo que me questiono, oq eh preconceito? o que faz as pessoas terem nescessidade de julgar outros dessa forma?

6:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Preconceito.
Olha, o nome jah diz tudo: pré-conceito, eh a opinião que vc forma antes de saber, conhecer algo ou a pessoa.
Muita gente sente isso e até maqueia pra naum ficar taum visível, mas digo com experiencia, até aqueles que dizem naum ter preconceito, de alguma forma tem.
Te olham diferente e colocam vc numa escala diferente da deles.
Uns por raça, por classe social, por religião, por idade, por sexo, pelo físico....etc.
Eh que ninguém enxerga ninguém como igual. Por isso talvez até dê pra suportar, pois fazem sem perceber...

Grazzi

10:49 AM  
Blogger Unknown said...

é engraçado isso, não?
Mas tem gente que insiste em ser uma marionete viva,bem,ao menos pensam que estão vivas !!!
É uma pena, pq a vida ta ai, pra ser vivida e intensamenteee !!!

3:55 PM  

Postar um comentário

<< Home

WebPost Contador!