domingo, março 04, 2007

Mestre e Servo



Não como alguém se dizer livre caso esteja no limite de sua subsistência, isto é, privado dos mais básicos recursos materiais necessários a preservação de sua própria sobrevivência. A liberdade por efeito é um ´´bem ´´dos mais tangíveis na medida que ele surge como um plus de valor sobre o que possuimos como meios e modos para cumprir nossa vontade.

Nesta perspectiva, somos livres em relação a algo ou alguém colocado diante de nossa existência a partir daquilo que podemos usufruir materialmente do mundo. A Liberdade abstratamente considerada e colocada em termos de valores absolutos , por isso, não existe para o ser humano.

Prosperar na vida representa neste sentido a diferença de assumir socialmente a posição entre ser servo ou mestre do próprio destino, ou seja, equivale em termos concretos a ter condições de fazer valer aquilo que se deseja para si mesmo na medida em que está liberto de toda sorte de necessidades voltadas a preservação da própria existência.

Ocorre que é uma liberdade relativa o que em outros termos significa dizer que alguém tem condições materiais de melhor fazer o que deseja do que outros naquela condição por possuir controle de recursos que os demais são carentes.

Como pressuposto necessário é fácil deduzir que falo de um universo sumamente desigual onde cada qual luta por seu quinhão em detrimento dos demais. Se é injusto? Será injusto para quem não possui , porém, dificilmente o mesmo pensamento estará presente na mente de quem está numa situação de benesse material.

Ah, dirão alguns tolos sonhadores que tudo seria melhor caso houve um senso de fraternidade altamente cultivado com todos compartilhando seu fruto com aqueles em piores condições de modo que um estado de igualdade fosse perene.

Grande engano....... A única igualdade possível entre seres humanos é num cemitério quando estão todos mortos , sem nada mais a desejar e nem precisando lutar por coisa alguma já que não fará diferença nenhuma.

Não resta-me menor sombra de dúvida que a Liberdade tem seu preço e este representa paradoxalmente a supressão de liberdade alheia na exata proporção que este último perde em recurso em face daquele primeiro que ganha em poder. Eis a sutil diferença entre ser Servo e Mestre....

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mefisto,

Gostaria de saber se vc compartilha da mesa idéia de que o ser humano, mesmo praticando a caridade está pensando em primeiro lugar em si mesmo, no seu bem estar, que age sempre egoísticamente embora, isto fique no subconsciente, ele busca obter a satisfação interior e ter o controle, o poder sobre outrem?

5:19 PM  

Postar um comentário

<< Home

WebPost Contador!